Quando você vai ao médico, recebe uma receita; vai a farmácia, compra seu medicamento. Médicos e Farmacênticos são responsáveis ! Quando você compra produtos sem controle, vendidos boca a boca, por Vendedores não Habilitados... Quem Controla? Quem "receitou" se responsabiliza se o produto não tiver registro no Órgão competente ou Fiscalizador? Quem se responsabilizará se o produto provocar danos a Saúde?

quinta-feira, 22 de maio de 2008

“Quer perder o fígado? Pergunte-me como”

– Casos de intoxicação hepática pelo consumo de Herbalife®

Os produtos da marca Herbalife ® são vendidos livremente, sem supervisão médica ou prescrição, e promovidos como sendo “naturais”,1, 2 o que leva à idéia equivocada de que “não fazem mal”.

Contudo, recentemente foram publicados dois estudos de série de casos que relatam a ocorrência de insuficiência hepática associados ao uso de produtos Herbalife ®.1, 2,3 Os estudos foram realizados na Suíça e em Israel e incluíram, ao todo, 22 casos.1, 2

Os pacientes desenvolveram insuficiência hepática após o uso de algum produto Herbalife ®; houve dois casos de falência hepática fulminante, o que requereu transplante de fígado, e levo um paciente à óbito.3 A relação causal entre o consumo do Herbalife® e o desenvolvimento de dano hepático foi reforçada pela associação temporal entre os dois eventos e o fato de a cessação do consumo coincidir com a normalização das funções hepáticas.

Em alguns casos, houve re-exposição ao produto e surgimento de hepatite grave, mesmo em pacientes já recuperados.2 Como os rótulos dos produtos não descrevem a composiçãoexata, é difícil descobrir qual de seus componentes pode ser o responsável pelo efeito adverso3.

Os produtos Herbalife ® estão disponíveis em mais de 60 países e oferecidos com a promessa de promover nutrição saudável, bem-estar e perda de peso. Apesar de a publicidade afirmar que “não têm a finalidade de diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença”, são principalmente usados por pacientes que desejam reduzir seu peso corpóreo, mesmo não apresentando excesso de peso.

Considerando o seu potencial hepatotóxico e demais irregularidades na comercialização, os produtos Herbalife ® requerem maior atenção por parte dos profissionais da saúde e do órgão regulador, como a exigência de registro e da descrição exata da composição em seu rótulo, maior vigilância com relação ao teor da publicidade e, principalmente, de novos casos de hepatite grave em pacientes consumidores desses produtos.

---------
Notas:
1. Schoepfer AM, Engel A, Fattinger K, Marbet UA, Criblez D, Reichen J, et al. Herbal does not mean innocuous: Ten cases of severe hepatotoxicity associated with dietary supplements from Herbalife products.
Journal of Hepatology. 2007;47:521-6.

2. Elinav E, Pinsker G, Safadi R, Pappo O, Bromberg M, Anis E, et al. Association
between consumption of Herbalife nutritional supplements and acute hepatotoxicity. Journal of Hepatology. 2007;47:514–20.

3. Stickel F. Slimming at all costs: Herbalife-induced liver injury. Journal of Hepatology. 2007;47:444-6.

---------
Conselho Federal de Farmácia - CFF
http://www.cff.org.br/revistas/62/99%20a%20104%20farmacoterapeutica_revisado2.pdf


.

Falsas Promessas.... Venda Livre e Sem Controle

Falsas Promessas.... Venda Livre e Sem Controle
um exemplo do que acontece diariamente nas páginas da Comunidade Orkut, onde a oferta é para todo tipo de problema que envolve saúde