Quando você vai ao médico, recebe uma receita; vai a farmácia, compra seu medicamento. Médicos e Farmacênticos são responsáveis ! Quando você compra produtos sem controle, vendidos boca a boca, por Vendedores não Habilitados... Quem Controla? Quem "receitou" se responsabiliza se o produto não tiver registro no Órgão competente ou Fiscalizador? Quem se responsabilizará se o produto provocar danos a Saúde?

quinta-feira, 24 de março de 2011

Notícias - FDA alerta sobre perigos de "suplementos dietéticos" que prometem perda de peso » Isaúde

Notícias - FDA alerta sobre perigos de "suplementos dietéticos" que prometem perda de peso » Isaúde


Produtos causam sérios danos por conter drogas escondidas que não foram estudadas em seres humanos e podem levar à morte

Cuidado com " suplementos dietéticos" que prometem perda de peso a qualquer custo. O alerta é de pesquisadores da agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos (FDA).

Especialistas afirmam que produtos do gênero podem causar sérios danos à saúde por conter drogas escondidas que não foram adequadamente estudadas em seres humanos.

"Estes produtos não são suplementos alimentares legais", disse Michael Levy, da FDA. "Eles contêm drogas muito poderosas que aparecem como naturais e que apresentam riscos significativos para os consumidores desavisados. Temos visto mortes associadas com estes produtos para perda de peso. " Não se enganem, eles podem matar."


Produtos contaminados

Agentes da FDA encontraram produtos para perda de peso contaminados com a droga sibutramina. Esse ingrediente foi retirado do mercado em outubro de 2010 por causar problemas cardíacos e derrames.

A FDA também encontrou outros ingredientes que foram retirados do mercado ou que nunca foram aprovados.

"Nós descobrimos outros produtos para perda de peso comercializados como suplementos que contêm misturas de ingredientes perigosos escondidos incluindo anticonvulsivantes, remédios para pressão sanguínea e outros medicamentos não aprovados nos Estados Unidos", observou Levy.

Muitos desses produtos contaminados são importados e vendidos através da Internet, mas alguns também podem ser encontrados nas prateleiras das lojas.


Não caia em fraudes
A FDA recomenda que os consumidores olhem para sinais de aviso potencial de produtos contaminados, tais como:

•promessas de ação rápida, como "perder dez quilos em uma semana"

•uso das palavras "garantido" ou "descoberta científica"

•rotulados ou comercializados em uma língua estrangeira

•comercializados através de e-mails em massa

•comercializados como alternativa de ervas para uma droga aprovada pela FDA ou como tendo efeitos similares a medicamentos com prescrição


Geralmente, se você está usando ou pensando em usar qualquer produto comercializado como suplemento alimentar, a FDA sugere que você:

•Verificar com seu médico ou nutricionista sobre qualquer nutriente que você pode precisar, além de sua dieta regular

•perguntar ao seu profissional de saúde para ajudar a distinguir entre informação confiável e questionável

•avaliar se as informações do rótulo não soam vantajosas demais para ser verdade

Falsas Promessas.... Venda Livre e Sem Controle

Falsas Promessas.... Venda Livre e Sem Controle
um exemplo do que acontece diariamente nas páginas da Comunidade Orkut, onde a oferta é para todo tipo de problema que envolve saúde