Quando você vai ao médico, recebe uma receita; vai a farmácia, compra seu medicamento. Médicos e Farmacênticos são responsáveis ! Quando você compra produtos sem controle, vendidos boca a boca, por Vendedores não Habilitados... Quem Controla? Quem "receitou" se responsabiliza se o produto não tiver registro no Órgão competente ou Fiscalizador? Quem se responsabilizará se o produto provocar danos a Saúde?

domingo, 7 de outubro de 2012

FDA anuncia paralização de 18 mil sites que vendem medicam... » Isaúde


A operação Pangea V, realizada entre 25 de setembro e 02 de outubro, resultou na paralisação de mais de 18 mil websites de farmácias ilegais e na apreensão de 10,5 milhões dólares (3,7 milhões de doses) em medicamentos falsificados em todo o mundo. O anúncio ocorreu durante a 5ª edição da International Internet Week of Action (IIWA), um esforço global de cooperação para combater vendas e distribuição de produtos médicos falsificados e ilegais.
O objetivo deste esforço anual, que envolveu a aplicação da lei, os costumes e autoridades reguladoras de 100 países, é de identificar e retirar da cadeia de abastecimento os produtores e distribuidores de produtos farmacêuticos e dispositivos médicos ilegais..
Como acompanhamento, a agência enviou avisos aos Registros, Provedores de Serviço de Internet (ISPs) e aos proprietários dos domínios (DNRs) de mais de 4 mil farmácias consideradas ilegais, informando que os sites estavam vendendo produtos em violação da lei dos EUA, podendo sofrer acusações civis e criminais, apreensão de produtos, e remoção do conteúdo. " Consumidores em todo mundo enfrentam uma ameaça real de farmácias que vendem ilegalmente medicamentos falsificados, adulterados ou com outros problemas que são um atentado à saúde pública mundial, disse a representante do FDA, Margaret A. Hamburg.
Na semana passada, o FDA intensificou seus esforços on-line, com o lançamento de uma campanha nacional para educar os americanos sobre os riscos de comprar medicamentos de prescrição através da Internet. ABeSafeRx Know Your Online Pharmacy  ( http://mcaf.ee/v05ub )  busca conscientizar o público sobre os riscos à saúde do uso dos produtos comercializados desta forma e como os consumidores se proteger.
O IIWA é uma colaboração entre o FDA, a INTERPOL, a Organização Mundial das Alfândegas, o Fórum Permanente de Crime Farmacêutica Internacional, os Chefes das Agências de Medicamentos Grupo de Trabalho da Diretoria de Execução, os medicamentos e Agência Reguladora de Saúde produtos do Reino Unido, a Irlanda Medicines Board, o London Metropolitan Police, o Departamento de Segurança Interna dos EUA, o Centro de Farmácias segura da Internet, e as agências nacionais de saúde e policiais de 100 países participantes.
Entre os medicamentos ilegais identificados através da operação estão:
Domperidona: Medicamento retirado do mercado dos EUA em 1998, pois pode causar efeitos adversos graves, incluindo batimento cardíaco irregular, parada cardíaca, ou morte súbita. Efeitos colaterais que podem ser transmitidos aos bebê durante a amamentação
Isotretinoína: Medicamento utilizado para tratar a acne nodular grave, mas que traz significativos riscos potenciais, incluindo defeitos congênitos graves no caso de uso durante a gravidez. Para minimizar os riscos potenciais para os consumidores, as cápsulas de isotretinoína aprovadas pelo FDA só estão disponíveis através de distribuição restrita.
Tamiflu (fosfato de oseltamivir): Este medicamento, que é utilizado para tratar a gripe, muitas vezes é vendido on-line como genérico Tamiflu. No entanto, não existe uma versão genérica aprovada. Testes do FDA descobriram que versões fraudulentas de Tamiflu contém o ingrediente ativo errado, o que não seria eficaz no tratamento da gripe. Em alguns casos, o ingrediente ativo errado foi semelhante à penicilina, podendo causar uma reação alérgica grave, incluindo uma reação potencialmente fatal chamada de anafilaxia.
Viagra (citrato de sildenafil): Devido aos seus efeitos de vasodilatação, o citrato de sildenafil não deve ser usado pelos consumidores com certas condições cardíacas. Os consumidores que tomam este medicamento sem a supervisão de um profissional de saúde correm sérios riscos pelo desconhecimento das possíveis interações medicamentosas.

Falsas Promessas.... Venda Livre e Sem Controle

Falsas Promessas.... Venda Livre e Sem Controle
um exemplo do que acontece diariamente nas páginas da Comunidade Orkut, onde a oferta é para todo tipo de problema que envolve saúde