Quando você vai ao médico, recebe uma receita; vai a farmácia, compra seu medicamento. Médicos e Farmacênticos são responsáveis ! Quando você compra produtos sem controle, vendidos boca a boca, por Vendedores não Habilitados... Quem Controla? Quem "receitou" se responsabiliza se o produto não tiver registro no Órgão competente ou Fiscalizador? Quem se responsabilizará se o produto provocar danos a Saúde?

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Anvisa põe mais 9 “fitoterápicos” na lista negra « Dr. Bayma

A palavra Fitoterápico parecer exercer certo fascínio sobre as pessoas, algo como: Se não fizer bem, mal não fará. Também se ouve muito: Tomei todo tipo de medicamento, mas só fiquei bem depois de um remédio medicinal (ou ‘natural’). Isso pode representar um terrível e irreversível engano.

Ao pé da letra, fitoterápico significa tratamento baseado no uso medicinal de plantas. Esses tais medicamentos podem curar? Sim, podem (particularmente, aquilo que tem cura natural). Mas podem piorar a situação ou, talvez pior, mascarar sintomas de uma doença mais grave, disperdiçando um tempo precioso para o diagnóstico e tratamentos precoces.

Hoje (14/09), a Anvisa* (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou no Diário Oficial uma lista de nove substâncias que passam a ser proibidas no Brasil, tanto para distribuição, quanto para comércio. O texto da resolução (nº 4.112) cita ainda a apreensão de produtos em Sergipe que não estavam registrados na agência (leia na íntegra a resolução publicada no Diário Oficial).

Em 2010, um Kit Fitoterápico para tratamento de câncer já fora proibido (leia aqui) pela Anvisa. Isso me faz lembrar de uma história esquisita que surgiu há alguns anos: a de um padre que preconizava – em um livro – a cura do câncer com o uso Uísque e Babosa diariamente. Absurdo total! Pessoas desesperadas, portadoras de doenças incuráveis, constrangedoras ou limitantes, são alvos fáceis de picaretas do tratamento fácil e ‘milagroso’.


É nisso que você acredita?

Um exemplo clássico disso é a que inclui pessoas portadoras de dores crônicas, sobretudo nas articulações (artrites, artroses), que vão atrás de “remédios naturais” produzidos por “gurus” da medicina popular. Esses sujeitos – secreta e criminosamente – adicionam corticóides (substâncias potentes que reduzem acentuadamente aos processos inflamatórios e as dores), mas que causam efeitos colaterais severos, podendo provocar hipertensão arterial, gastrite, úlceras estomacais, retenção de líquidos, diabetes e baixa severa da imunidade (provocando infecções). Corticóides, registrem isso, só se for passado por médico competente no assunto e quando os benefícios suplantam os riscos.


Leiam abaixo, a lista de “medicamentos” proibidos hoje pela Anvisa:

1- Chá Sete Ervas (Rouxinol – Produtos Naturais)
2- Xarope Flor da Índia (Nutri Plantas)
3- Xarope Flor do Sertão (Elis Natu’s)
4- Flor da Catingueira (Bonature)
5- Umburana Composta (desconhecido)
6- Nutri Plantas (Nutri Plantas)
7- Folha Santa (Natureza Viva)
8- Elixir do Pai João (desconhecido)
9- Tayu Caroba (desconhecido)


Alguém - de sã consciência - crê que isso funciona?

Então, olhos atentos: nem tudo responde ao efeito placebo e, o mais grave, uma doença séria pode ser mascarada ou até piorar irreversivelmente com o uso dessas (e de outras) substâncias “milagrosas”.

*A Anvisa é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, criada em 1999 com o objetivo de promover a proteção da saúde da população por intermédio do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, incluindo ambientes, processos, insumos e tecnologias relacionados. Autarquia ligada ao Ministério da Saúde, a Anvisa atua em parceria com o Ministério das Relações Exteriores controlando assuntos ligados à vigilância sanitária em portos, aeroportos e fronteiras.

Falsas Promessas.... Venda Livre e Sem Controle

Falsas Promessas.... Venda Livre e Sem Controle
um exemplo do que acontece diariamente nas páginas da Comunidade Orkut, onde a oferta é para todo tipo de problema que envolve saúde