Quando você vai ao médico, recebe uma receita; vai a farmácia, compra seu medicamento. Médicos e Farmacênticos são responsáveis ! Quando você compra produtos sem controle, vendidos boca a boca, por Vendedores não Habilitados... Quem Controla? Quem "receitou" se responsabiliza se o produto não tiver registro no Órgão competente ou Fiscalizador? Quem se responsabilizará se o produto provocar danos a Saúde?

quarta-feira, 7 de março de 2012

Notícias - Maioria dos suplementos para a perda de peso não são eficazes » Isaúde

Não existem evidências de que um único produto leve à perda de peso significativa, além disso, muitos ainda fazem mal à saúde


Pesquisadora da Oregon State University (OSU), nos Estados Unidos, revisou o corpo de evidências em torno dos suplementos para a perda de peso e tem uma má notícia para aqueles que tentam encontrar uma pílula mágica para perder peso , pois, de acordo com o levantamento , ela não existe.

Melinda Manore, professora de nutrição e de ciências do exercício na OSU, revisou as evidências em torno de centenas de suplementos para a perda de peso, uma indústria de 2,4 bilhões de dólares nos Estados Unidos, e disse que não existem evidências de pesquisa de que um único produto leve à perda de peso significativa - e muitos causam prejuízo à saúde.

Alguns produtos, incluindo o chá verde, as fibras e os suplementos lácteos de baixo teor de gordura, podem trazer um benefício de perda de peso modesto (2 kg), mas é importante saber que a maioria destes suplementos foram testados como parte de uma dieta de reduzido teor calórico.

"Para a maioria das pessoas, a menos que se altere a dieta e se faça exercícios diariamente, nenhum suplemento terá um grande impacto", disse Manore.

Manore observou os suplementos de quatro categorias: produtos, produtos como a quitosana que bloqueiam a absorção de gordura ou carboidratos, estimulantes como a cafeína ou efedrina que aumentam o metabolismo, produtos como o ácido linoleico conjugado que pretendem alterar a composição corporal, diminuindo a gordura, e supressores de apetite, como as fibras solúveis.

Ela descobriu que muitos produtos não tinham ensaios clínicos randomizados examinando sua eficácia, e que a maioria dos estudos não incluem exercício. A maioria dos produtos apresentou o benefício de perda de 900 gramas de peso em comparação com os grupos de placebo.

"Eu não sei como eliminar o exercício da equação. Os dados são muito fortes de que o exercício é crucial não só para perder peso e preservar a massa muscular, mas para manter a perda de peso. O que as pessoas querem é perder peso e manter ou aumentar a massa de tecido magro. Não há evidência de que qualquer suplemento faça isso. E alguns têm efeitos colaterais que vão desde as questões desagradáveis, como inchaço e gás, a muito graves, como derrames e problemas cardíacos", disse Manore.

Como nutricionista e pesquisadora, Manore disse que a chave para a perda de peso é comer cereais integrais, frutas, legumes e carnes magras, reduzir a ingestão de calorias provenientes de alimentos ricos em gordura e se manter em movimento. Dependendo do indivíduo, aumentar a ingestão de proteínas pode ser benéfico (especialmente para aqueles que estão tentando não perder massa magra), mas a única maneira de perder peso é fazer uma mudança de estilo de vida.

"Adicionar fibras, proteínas e cálcio e beber chá verde pode ajudar. Mas nenhum destes fatores terá muito efeito a menos que você se exercite e coma frutas e legumes", disse Manore.


Acesse ( http://journals.humankinetics.com/ijsnem-in-press/ijsnem-in-press/dietary-supplements-for-improving-body-composition-and-reducing-body-weight-where-is-the-evidence ) o artigo original na íntegra.

Falsas Promessas.... Venda Livre e Sem Controle

Falsas Promessas.... Venda Livre e Sem Controle
um exemplo do que acontece diariamente nas páginas da Comunidade Orkut, onde a oferta é para todo tipo de problema que envolve saúde