Quando você vai ao médico, recebe uma receita; vai a farmácia, compra seu medicamento. Médicos e Farmacênticos são responsáveis ! Quando você compra produtos sem controle, vendidos boca a boca, por Vendedores não Habilitados... Quem Controla? Quem "receitou" se responsabiliza se o produto não tiver registro no Órgão competente ou Fiscalizador? Quem se responsabilizará se o produto provocar danos a Saúde?

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

BBC Brasil - Notícias - Agência sanitária francesa associa 500 mortes a uso de inibidor de apetite

Autoridades sanitárias francesas divulgaram um alerta nesta terça-feira para pacientes diabéticos que se trataram por ao menos três meses com a droga benfluorex (também conhecida como Mediator).

Análises da Afssaps (a agência sanitária francesa) estimam que o uso da droga esteja associado a 500 mortes ao longo de três décadas na França, até ela ser banida, em 2009.

Em comunicado, a Afssaps recomenda que os ex-usuários da droga procurem um médico.

No Brasil, segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o benfluorex nunca foi comercializado.

A droga era receitada a pacientes acima do peso com diabetes e também era usada como inibidora de apetite. Ela foi lançada na França em 1976 e banida 33 anos depois, após ser associada a disfunções cardíacas.

Segundo a Afssaps, cerca de 5 milhões de pacientes consumiram a droga na França.

Lesões

A companhia Servier, que vendia o benfluorex, reagiu ao comunicado, afirmando que as “teorias se baseiam em extrapolações”.

A empresa diz que 2,5% da população sofre de lesão valvar (nas válvulas do coração) e que o diabetes e a idade ampliam os riscos.

A Afssaps ainda disse que o Isomeride, outro inibidor de apetite vendido pela Servier, também foi retirado das farmácias em 1997, após análises mostrarem que ele aumentava os riscos de pressão alta.

Falsas Promessas.... Venda Livre e Sem Controle

Falsas Promessas.... Venda Livre e Sem Controle
um exemplo do que acontece diariamente nas páginas da Comunidade Orkut, onde a oferta é para todo tipo de problema que envolve saúde